O primeiro balanço da operação ‘Carnaval 2008’ da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – mostra um quadro positivo, com redução gradual do número de atrasos, na comparação com o mais recente período de grande movimentação nos aeroportos (Natal e Réveillon).
Na quarta-feira de cinzas, quando a Anac começou a segunda etapa da operação, incluindo os aeroportos de Salvador (BA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e Natal (RN), o índice de atrasos de mais de uma hora em todo o país, de acordo com a Infraero, era de apenas 3,4% (às 18h).
De acordo com os dados diários divulgados pela Infraero, nos últimos 10 dias (de 28 de janeiro a 6 de fevereiro) cerca de 8% dos vôos de todo o país apresentaram atrasos de mais de uma hora. Esse índice representa melhora em comparação com o período de Natal e Réveillon – quando cerca de 11% dos vôos, em média, tiveram atrasos superiores a uma hora – mas ainda está aquém do desejável.
“Esses números comprovam que as várias medidas que a ANAC tomou em dezembro, especialmente a implantação de uma nova malha aérea, estão dando resultados. Porém, ainda são índices elevados: um em cada 12 aviões continua saindo com pelo menos uma hora de atraso. A Anac vai continuar agindo para reduzir esses atrasos. Semana que vem, com a análise final dos resultados da Operação Hora Certa, vamos estudar novas medidas para acelerar a redução dos atrasos”, comentou a diretora presidente da Anac, Solange Vieira.
A OceanAir foi a companhia aérea que apresentou maior índice de atrasos nos últimos 10 dias, de acordo com os números divulgados pela Infraero: média de 27% dos vôos da empresa. Em segundo lugar veio a Gol, com uma média de 7% de seus vôos com atrasos de mais de uma hora, seguida por Varig (6%) e TAM (5%).