Pecuaristas de todo Estado começam amanhã a vacinação do rebanhos bovinos e bubalinos com até um ano contra a febre aftosa. A campanha segue até o dia 29 e a comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), pode ser feita até 10 de março. Na regional de Sinop, que integra ainda as cidades de Feliz Natal, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul e Itaúba, segundo o órgão, a meta é imunizar 59.519 animais.
Em algumas fazendas próximas a frigoríficos, curtumes, parque de exposição, compreendidas em áreas chamadas de risco, devido ao intenso tráfego de animais, o Indea deve realizar vacinação assistida. As revendedoras já prepararam seus estoques, e as doses da vacina podem ser adquiridas a partir de R$1,20. A não imunização acarreta em multa de R$ 63,00 por cabeça.
Em Mato Grosso, estima o Indea, 5,3 milhões de animais devem ser vacinados. Anualmente são realizadas três etapas da campanha. Em maio ocorre a segunda, em que são imunizados os bovinos e bubalinos com até 24 meses. A última etapa, em novembro, todo o rebanho é vacinado. A etapa de fevereiro é realizada em virtude da concentração do nascimento de bezerros entre setembro e outubro.