A administração de Nova Canaã do Norte confirmou hoje, a possibilidade de inaugurar até abril, a ponte que está sendo construída sobre o rio Teles Pires, na rodovia MT-441, de acesso a Colorado do Norte. A obra começou em julho do ano passado, com 350 metros de extensão e 4,20 metros de largura. Serão investidos cerca de R$5 milhões, sendo que cerca de R$4,3 milhões serão custeados pelo governo do Estado.
Além de fazer a ligação de Nova Canaã com alguns distritos que pertencem ao seu território, a ponte também facilitará a comunicação com outras cidades como Tabaporã, Juara e até uma parte de Alta Floresta. Hoje, a travessia do rio só pode ser feita pela balsa, que gera custo e transtorno à população local.
Segundo o administrador Antonio Guimarães Vilela, 43 homens estão trabalhando na construção das vigas em concreto, ferro e aço que serão colocadas sobre a base. Cada viga tem 28 metros de cumprimento, 1,70 de altura e 1,20 m de largura e pesam 28 toneladas.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Canaã, Álvaro Varela, a conclusão da ponte será um marco no município, uma vez que 68% do território se encontram do outro lado das margens do Rio Teles Pires, e isso dificulta a vida de pecuaristas e produtores rurais que só conseguem fazer a travessia através da balsa.
“Com a conclusão da ponte até abril, vai dar as condições ideais para que nossos produtores e empresários possam expandir seus investimentos no campo, aumentando assim o rebanho bovino de corte e leiteiro, além da produção de grãos” disse, através da assessoria.