PUBLICIDADE

Sistema garante segurança na distribuição de processos no TJ

PUBLICIDADE

A partir de agora, todos os procedimentos referentes à distribuição de processos no Tribunal de Justiça de Mato Grosso serão monitorados por um sistema. Serão realizadas atividades de revisão e reforço nos procedimentos de segurança na distribuição dos processos, tornando possível detectar, em tempo real, quaisquer eventuais irregularidades na realização da tarefa.

O novo sistema, desenvolvido a partir de uma parceria firmada entre a Coordenadoria de Informática e a Coordenadoria Judiciária, consiste em realizar auditoria e monitoramento de condições e ocorrências críticas que possam comprometer a distribuição dos processos. Esta, será feita por meio de sorteio eletrônico e quando há impedimento de algum magistrado em relação às partes ou a processos julgados anteriormente por ele em primeira instância, seu nome é retirado da lista de sorteio.

Dessa forma, entre as questões que podem ser alvo de auditagem pelo sistema on line estão a aleatoriedade e o equilíbrio de carga entre os magistrados na distribuição dos processos. Caso o novo sistema detecte algum tipo de irregularidade nos procedimentos de distribuição, o mesmo enviará, automaticamente, um e-mail com notificação da ocorrência aos responsáveis pelo departamento.

Dentre os muitos benefícios que a medida proporciona, sobressai-se a transparência na distribuição de processos protocolados junto ao tribunal, já que, além do monitoramento diário pelas Coordenadorias de Informática e Judiciária, as atividades realizadas poderão ser acompanhadas, em tempo real, também pela presidência, Diretoria Geral e outros departamentos, que poderão solicitar autorização para o acesso.

De acordo com a coordenadora de Informática do TJMT, Renata Guimarães Bueno Pereira, o sistema de auditoria eletrônica foi desenvolvido para promover, além da revisão nos procedimentos, a modernização e atualização do processo de distribuição.

A coordenadora Judiciária, Milca Fernandes, explicou que atualmente trabalham, junto ao Departamento Judiciário Auxiliar, trinta e duas pessoas que recebem os recursos impetrados pelos advogados das partes, fazem a classificação e a distribuição dos processos no âmbito do TJMT. Os classificadores, por sua vez, têm a função de nominar os tipos de recursos (agravo de instrumento, recurso em sentido estrito, de apelação criminal ou cível, etc).

Há algumas prioridades a serem observadas pelos profissionais que atuam na classificação como, por exemplo, se uma das partes é pessoa idosa ou criança/adolescente, se o recurso é um habeas corpus, ou se há pedido de liminar considerados urgentes, entre outros. Em seguida os processos recebem capa, numeração e paginação. Só então é realizada a distribuição para o relator que fará a análise e proferirá o voto a ser julgado em sessão da respectiva Câmara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...

IML divulga informações sobre vítimas que aguardam por identificação em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) procura por...
PUBLICIDADE