Reduzir os índices de criminalidade de Sorriso. Este é o objetivo do projeto apresentado ontem, pela prefeitura, que pretende investir na instalação de 10 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, em parceria com o Conselho Municipal e com o apoio do comércio local.
Um estudo técnico, segundo o secretário de Governo, Edilberto Borges, já foi realizado e identificou os locais nos quais o sistema deverá operar. Se aprovada a proposta, observou o secretário, as câmeras serão instaladas ainda no primeiro semestre deste ano.
Durante o encontro, o diretor geral da GlobalConsulti, Cássio Ferraz, apresentou duas modalidades: uma de prestação de serviços mensal com opção de compra no final, e outra modalidade de venda.
O projeto abrange: servidor de gravação de imagens, câmeras e estações de trabalho, postes com pára-raio e baterias, móveis específicos para a central de operações, treinamento com vistas à operacionalização do sistema, processamento de vídeos, monitores de plasma, serviço técnico de configuração, entre outros.
Para o tenente-coronel Denardi, “a instalação dessas câmeras deve colaborar muito no trabalho já desenvolvido pela PM em Sorriso”.
O secretário de Administração, Alci Luiz Romanini, observou que o custo não poderá ser pago somente pelo poder público, e que a implantação do projeto deve resultar de uma parceria com a sociedade, especialmente empresários e lideranças locais.
Os locais escolhidos para a instalação das câmeras são avenida Tancredo Neves, esquina com Porto Alegre; avenida Blumenau esquina com Perimetral Sudoeste; próximo a Escola Estadual Mário Spinelli; avenida Tancredo Neves, park Shopping Sorriso; BR 163, trevo com a MT 242; Rua Tangará esquina com a Rua Passo Fundo, no bairro Industrial; Avenida Natalino João Brescansin – em quatro pontos: próximo ao Mercado Sorriso; SICREDI, ao Banco do Brasil; na esquina da Avenida Noemia Dalmolin, próximo a FAIS, e na BR 163 com a Perimetral Nordeste.