O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser reunir com governadores e prefeitos de municípios que respondem pelos maiores índices de desmatamento do país. A informação é da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participou hoje, de reunião de emergência para discutir o crescimento dos índices de desmatamento na Amazônia.
Os 36 municípios que juntos respondem por 50% da área desmatada em 2007 estão nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas.
A ministra lembrou já ter enfrentado problemas com o governo de Rondônia durante uma ação integrada de fiscalização no Estado. “Estávamos com uma operação com apoio da polícia ambiental do estado e agentes federais em um número pequeno. O governador deu uma ordem unida para que os 45 policiais militares nos deixasse completamente à deriva. Isso já tem acontecido em outros estados, inclusive no Mato Grosso.”
A reunião no Palácio do Planalto foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após ser anunciado ontem, que houve crescimento nos índices de desmatamento da Amazônia, principalmente nos meses de novembro e dezembro do ano passado.
Além de Marina Silva, participaram da reunião os ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura; Tarso Genro, da Justiça; Nelson Jobim, da Defesa; Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário; Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e Dilma Roussef, da Casa Civil.