PUBLICIDADE

Sisbov: pecuaristas conseguem mais tempo para auditar propriedades

PUBLICIDADE

Representantes do setor da pecuária de Mato Grosso, se reuniram esta manhã, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Reinhold Stephanes e com o secretário de Defesa Agropecuário do ministério, Inácio Afonso Kroetz. Em discussão, o Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov). O setor quer mais prazo para a execução do serviço de auditagem das propriedades inscritas no Sisbov. A listas das propriedades certificadas e auditadas é uma exigência da União Européia.

Em Mato Grosso, são mais de 1.700 propriedades certificadas que precisam ser auditadas até o dia 31 de janeiro deste ano. Devido à escassez de tempo para a realização do serviço, o ministério da agricultura repassou a tarefa para os órgãos de defesa dos Estados. Para tanto, o Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) vai contar com o auxílio de profissionais do Mapa, mesmo assim o tempo será insuficiente.

O deputado federal Homero Pereira, presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, (Famato), que participou da reunião, alegou que Mato Grosso possui o maior rebanho bovino brasileiro, com maior volume de exportação, e é natural que demande mais tempo para concluir a vistoria em tantas propriedades. “Este trabalho vai realimentar a base de dados do Mapa e também da União Européia em termos de propriedades auditadas. Por isso, é fundamental que o trabalho não seja prejudicado pela escassez de tempo” alertou o parlamentar ruralista.

Ao final da discussão, o Reinhold Stephanes se comprometeu a continuar recebendo e encaminhando as relações de propriedades auditadas à União Européia, mesmo depois de 31 de janeiro. Compromisso que deixou os produtores um pouco mais aliviados.

Também participaram da reunião, o diretor executivo da Comissão de Pecuária da Famato, Luiz Carlos Meister, o presidente do Fundo Emergencial da Febre Aftosa, Zeca D’Ávila e o presidente do Indea, Décio Coutinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE