Mesmo em período de recesso, a secretaria de Obras de Sinop mantém uma equipe para resolver os problemas que surgem nas estradas vicinais. De acordo com uma fonte, os trabalhos emergenciais de recuperação estão sendo feitos nas estradas Débora, Jacinta e Alzira. A próxima a receber manutenção será a estrada Viviane.
Boa parte destes trechos é utilizada para o escoamento agrícola do município e os trabalhos consistem na prevenção, para evitar que os atoleiros se formem e prejudiquem o transporte dos grãos, que começa até final do mês.
Conforme vão surgindo os pontos críticos, a prefeitura encaminha a patrulha mecanizada. Durante a seca, foi feita manutenção pela equipe da Secretaria de Infra-Estrutura de Sinop. Em 2007, foram recuperados entre 800 e 900 km de estradas, dos cerca de 1,2 mil quilômetros em todo o município.
No início do ano passado, surgiram atoleiros nas estradas Sabrina, Jacinta e Judith (Quarta Parte). Em dezembro, pelo menos outras duas estradas rurais tiveram pontos críticos após fortes chuvas, causando transtornos para moradores e fazendeiros.