Denuncias anônimas resultaram na apreensão de 140kg de pescado irregular, ontem, no município de Nortelândia (130km). A operação de fiscalização foi feita pela secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Polícia Militar Ambiental. Eles estiveram em vários pontos do assentamento Barreirão e além do pescado, foi apreendido rede, tarrafa e um freezer.
De acordo com o diretor regional da Sema, Alvino de Oliveira Filho, entre os exemplares encontrados em residências da localidade, estavam pintados, cacharas, jaús e dourados pescados no rio Paraguai. Uma pessoa foi presa e responderá processo criminal. Além disso, foram aplicados R$ 7,3 mil em multas. A pedido da delegada regional Maria Antonia Soares, o pescado foi doado para entidades no próprio município. A operação amparada em mandados de busca e apreensão foram solicitados pelo promotor Thiago Scarpellini e expedidos pelo juiz Luiz Fernando Kirche, de Diamantino.
Durante a piracema – 5 de novembro/2009 a 28 de fevereiro de 2010 -, somente é permitida a pesca de subsistência, desembarcada, ou seja, aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas e/ou tradicionais, para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais. Nesse caso, a cota diária é de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescador, para fins de subsistência, respeitado os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação, para cada espécie.
PUBLICIDADE
Apreendidos 140 kg de pescado no Médio Norte
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE