A Campanha Nacional de Recadastramento de Armas termina no dia 31. De acordo com os dados da Aniam (Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições) e da Polícia Federal, no país mais de três milhões de armas já foram regularizadas. Quem ainda não efetuou o recadastramento precisa correr para não ficar ilegal. Depois de encerrada a campanha, os proprietários de armas não recadastradas estarão cometendo um crime, sujeito à pena de detenção de um a três anos mais pagamento de multa.
Conforme Só Notícias já informou, na PF de Sinop que abrange 30 municípios, a procura pelo recadastramento aumentou mais de 100% desde novembro. Algumas ações como o cartório itinerante foram desenvolvidas para agilizar o processo. Os proprietários que ainda não fizeram o recadastramento podem se dirigir a um posto da PF com cópias autenticadas do RG, CPF, comprovante de residência e registro antigo da arma, se tiver. Não é necessário levar a arma. Todo cidadão brasileiro ou naturalizado, maior de 25 anos, tem o direito de adquirir até seis armas de uso permitido. Recadastrar é a única forma de garantir o direito de manter a arma em casa.
Além do serviço telefônico para tirar dúvidas (0800 727 3040), os proprietários de armas contam com várias maneiras para fazer o recadastramento, que é obrigatório e gratuito. Ele pode ser realizado em uma das 2 mil lojas especializadas e credenciadas, ou em uma das 6 mil agências dos Correios, além das unidades da Polícia Federal ou pelo site. www.recadastramento.org.br.