PUBLICIDADE

Acidentes de trabalho crescem 18% em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Aumentou em 18% a quantidade de pessoas que se acidentaram trabalhando em Mato Grosso, de acordo com o último levantamento do Ministério da Previdência Social em parceria com o do Trabalho e Emprego. Entretanto, o número de óbitos no ambiente de trabalho caiu 11,8%.

O Anuário Estatístico da Previdência Social de 2008 apontou que Mato Grosso é o 2º estado com maior número de acidentes de trabalho no Centro-Oeste (perde apenas para Goiás) e o 12º do país. Foram 13.677 acidentes no ano passado contra 11.589 em 2007.

Como o ano em que foi feita a pesquisa (2008) não foi prejudicado pela diminuição da capacidade econômica do país, já que era o início da crise mundial, o superintendente regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, acredita que um dos principais motivos para o aumento do número de acidentes foi o uso da metodologia Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP). Esse método teve aumento no uso pelos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quando fazem a perícia nos trabalhadores. "Um exame mostra que o trabalhador está com problema neurológico. O médico vai verificar que esse profissional trabalha com chumbo, e faz uma relação", exemplifica Arruda.

É essa ligação entre a causa e a consequencia que os peritos estão praticando com mais frequencia.

O número de óbitos no trabalho, de 2008 em relação a 2007, teve queda. No ano passado foram 127 mortes contra 144 de 2007. Entretanto, essa diminuição não é animadora. Outra pesquisa mais antiga apontou que, de 1997 a 2007, a cada 100 mil segurados no INSS, mais de 47 morriam no ambiente de trabalho em Mato Grosso. Enquanto que a média nacional é de quase 15 trabalhadores para cada 100 mil. "Em números absolutos pode parecer que Mato Grosso teve queda, mas em números relativos ainda está bem alto".

No Brasil, segundo o Anuário Estatístico, a região Sudeste ainda é a que apresenta o maior número de mortos e de acidentes no trabalho, respectivamente, 48,5% e 55% de toda a quantidade nacional. São Paulo é o estado com o maior número de acidentes do país, 263.213 somente em 2008.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE