Nas próximas duas semanas os usuários e comunidade residentes no entorno da BR-163, mais precisamente na localidade da Serra do Cachimbo, deverão redobrar a atenção. De hoje ao próximo dia 18 ocorrerão detonações de material rochoso e esse procedimento marca o fim, este ano, das obras de construção e pavimentação da rodovia no trecho que liga Guarantã do Norte à divisa com o Estado do Pará.
As detonações ocorrem sempre entre 9 e 16h e, após a explosão, a pista fica interditada por no mínimo 40 minutos. Os procedimentos, considerados de alto risco, estão sendo realizados entre os quilômetros 40 e 47 do trecho em obras, contados a partir de Guarantã do Norte.
Em função das chuvas, os trabalhos de terraplanagem na rodovia só serão retomados a partir do próximo ano. Entretanto, as detonações em rocha não serão suspensas no período.
As detonações que consomem no momento cerca de uma tonelada e meia de explosivos por ocasião, têm por objetivo alargar os 50,66 quilômetros de estrada que estão sendo pavimentados pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (9º BEC).