PUBLICIDADE

Alta Floresta: lançada campanha para recuperar 43 nascentes

PUBLICIDADE

Dez nascentes foram adotadas pelos moradores do município de Alta Floresta no final de semana, quando foi lançada a campanha "adote uma nascente", promovida pelo Ministério Público Estadual em parceria com a prefeitura. Os voluntários, chamados "padrinhos e madrinhas" custearão a recuperação das nascentes, colocando em prática projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para refloretamento com matas ciliares e outras ações. Cada um estará investindo cerca de R$ 1,5 mil.

De acordo com o promotor Marcelo Vacchiano, a campanha foi deflagrada após constatação, pela Agenda 21, que havia 43 nascentes degradadas na zona urbana. A campanha visa sensibilizar a população sobre a importância de recuperação das microbacias que abastecem Alta Floresta. "Cerca de quatro mil bacias do município já sofreram impactos ambientais. A população está convidada a adotar uma nascente e promover sua recuperação mediante a implantação de projetos de recuperação idealizados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente", explicou o promotor.

As ações serão fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. "O custo é extremamente baixo se considerarmos a importância do investimento. É necessário a união do poder público com a sociedade para garantirmos a preservação dessas áreas", aponta o promotor. Além do Ministério Público e da prefeitura, a campanha conta com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat)."Este projeto também prevê a preservação da áreas da zona rural, onde dezenas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) foram firmados com proprietários de APPs impactadas, com o objetivo de garantir a implantação de projetos de recuperação das áreas degradadas", disse o promotor.

Também foi lançada a campanha "Semeando Vida", que pretende ensinar a criança sobre a importância da preservação ambiental. "A partir de hoje, cada criança que nascer em Alta Floresta ganhará uma árvore para plantá-la e cuidá-la. Dessa forma, as crianças irão crescer com a consciência da preservação e a responsabilidade pelo meio ambiente, que será incentivada pelo município e pela família", ressaltou o representante do Ministério Público

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE