Em reunião com a gerente-Executiva de Apoio Administrativo da Coordenação Regional da Eletronorte no Estado de Mato Grosso, Solange Maria da Silva, o prefeito Lírio Lautenschlager e o vereador Eurico Aparecido da Silva colheram informações sobre programas que devem ser desenvolvidos pela empresa e parceria com a Eletrobrás e com municípios matogrossenses: o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e o Procel GEM. Ambos os programas visam incentivar o uso racional da energia.
O Procel foi criado em 1985 pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio. Gerido por uma Secretaria Executiva subordinada à Eletrobrás, objetiva promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, para que elimine os desperdícios e se reduzam os custos e os investimentos setoriais. O segundo, conhecido como Procel GEM, visa à implantação de um Núcleo de Gestão Energética Municipal. Este núcleo, de acordo com o prefeito vai atuar como um colaborador do administrador público municipal na gestão e uso eficientes de energia elétrica, nos centros consumidores pertencentes à Prefeitura. “A ideia é identificar oportunidades de economia e geração de energia, que reduzam desperdícios, elevando ganhos, obtendo, conseqüentemente, maiores recursos para serem utilizados em setores considerados prioritários para a comunidade”, explica.
De acordo com Solange Maria da Silva este programa surgiu justamente da necessidade de orientar os municípios para que acompanhem os gastos com energia. “A implementação de ações, dentro da proposta do Procel, revelou, um ponto-chave importante a ser trabalhado: a maioria dos municípios não realiza acompanhamento adequado dos gastos com energia. Com isto, não acompanha as oportunidades de redução de desperdícios. A Gestão Energética Municipal (GEM) vem aperfeiçoando a estrutura de atendimento às demandas municipais, para questões relacionadas à boa gestão energética”, observa.
Maria Solange observa, ainda, que com a implementação desse programa nos Municípios, a Eletrobrás/Eletronorte/Procel espera contribuir, efetivamente, para o fortalecimento da competência municipal na gestão da energia elétrica, e para a conservação da energia em nível local. Ela justifica, exibindo uma série de benefícios que poderão ser advindos desta iniciativa: formar uma equipe capacitada na Prefeitura, saber como negociar contratos com a concessionária de energia, reduzir o desperdício de energia elétrica e a conta da prefeitura.
As ações do Procel Gem, segundo a gerente de Apoio, destinam-se à administração pública municipal, mais diretamente aos técnicos municipais, ligados à área de energia elétrica, que serão os responsáveis pela gestão e controle do consumo, e aos Prefeitos e Secretários, que serão os responsáveis pelas decisões e pela implementação da cultura de eficiência energética na Prefeitura.
Outro ponto interessante assinalado pela coordenadora, diz respeito à parceria com o Ministério da Educação e de Minas e Energia. “Essa parceria vem no sentido de possibilitar a atuação dos professores da Educação Básica (Infantil, fundamental e média), como multiplicadores/orientadores de atitudes anti-desperdício de energia elétrica, junto aos seus alunos. Capacitar professores da Educação Básica das redes pública e privada do país – incluindo Senai e Senac – é o objetivo do Procel na Educação Básica”, frisa. Maria Solange lembra que esta é uma iniciativa de cunho interdisciplinar, da Eletrobrás/Procel, e das Concessionárias de Energia Elétrica do país. “O projeto funciona na área de educação, dentro do tema transversal meio ambiente, e, envolve professores de todas as disciplinas aplicadas nas escolas”, afirma.
Segundo explicações de Solange Maria, para que as informações se processem com êxito, o canal de comunicação é a "Educação Ambiental", através da metodologia "A Natureza da Paisagem – Energia – Recurso da Vida". Material didático/pedagógico desenvolvido em linguagens pedagógica e literária apropriadas é, de acordo com ela, disponibilizado para as escolas, que ingressam neste projeto.