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"Assuntos financeiros" lideram ranking de queixas em Mato Grosso

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O setor de Assuntos Financeiros continua na liderança das reclamações feitas ao Procon de Mato Grosso. Dados do órgão de defesa do consumidor revelam que de 1º de janeiro a 30 de setembro deste ano foram feitas 9.626 reclamações, entre as quais 2.958 estão relacionadas a este segmento. Serviços Essenciais vêm em segundo lugar na lista com 2.869 queixas. O setor de telefonia fixa teve a maior demanda (703) seguido da telefonia móvel (578), fornecimento de energia elétrica (396) e água/esgoto (214). O terceiro lugar é ocupado pelo segmento Produtos (2.662) seguido por Serviços Privados (945), Saúde (153), Habitação (26) e Alimentos (13). Para Ivo Vinícius Firmo, gerente de Fiscalização e Controle do órgão no Estado, a presença constante do segmento Assuntos Financeiros no primeiro lugar da lista ao longo destes nove meses pode ser explicado pelo aumento da oferta destes serviços. "Hoje mais pessoas têm conta bancária e há os cartões de loja, além dos consórcios".

Em relação ao mesmo período do ano anterior houve uma queda de 3,45% no número de reclamações no Procon-MT. Segundo Firmo, as fiscalizações e leis que regulam o sistema de atendimento ao consumidor foram as responsáveis pela queda de 5% no número de reclamações em Assuntos Financeiros em 2009 em relação ao mesmo período do ano passado.

"Quando se exige que a empresa resolva os problemas que causou e cumpra a lei naturalmente haverá esse recuo nas queixas". Quanto aos Serviços Essenciais, que tinham a liderança em 2008, a queda de 10% foi atribuída à entrada em vigor do decreto federal que regula o Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor. "No setor de Produtos houve um crescimento de 3% com 2.583 reclamações em 2008 e de 12% no segmento Serviços Privados, que no ano passado foi alvo de 842 queixas. São setores que não têm regulação".

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