Sinop é a sexta região contemplada com a instalação de Centros de Responsabilização do projeto de enfrentamento à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, coordenado pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Deddica), da Polícia Judiciária Civil. Nesta segunda-feira, 40 agentes do sistema judicial (policiais civis, militar, Ministério Público e Poder Judiciário), além de membros de órgãos que formam a rede de proteção (prefeitura, Secretarias de Educação, Saúde, Conselheiros Tutelares, CREA e CRAS), iniciam uma capacitação para atuar no combate a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. A abertura do curso acontecerá no auditório da Unemat, às 8h.
A delegada Mara Rúbia de Carvalho, titular da Deddica, em Cuiabá, e autora do projeto, vai apresentar o projeto, já implantado em cinco regiões está em expansão para mais três. São oito regionais contempladas com a instalação de “Centros de Responsabilização”, que objetiva centralizar informações de abuso sexual contra menores. Atualmente o trabalho é desenvolvido nas cidades de Alta Floresta, Água Boa, Barra do Garças, Cáceres e Diamantino. Em 2009, os centros foram expandidos para os municípios de Tangará da Serra, Sinop e Rondonópolis.
Em Rondonópolis, o curso será entre os dias 13 e 17. Na segunda semana de novembro, Tangará da Serra recebe a capacitação.