Policiais federais de todo o país farão, nesta quarta-feira, uma mobilização com o objetivo de reenquadrar agentes federais aprovados no concurso de 2004, nas classes existentes. Em Cuiabá, a mobilização será a partir das 08h, em frente à Superintendência Regional, segundo assessoria.
Este será o segundo manifesto neste ano com este objetivo. O primeiro foi em julho, quando as atividades da PF foram paralisadas por cerca de uma hora, como ocorreu também na delegacia em Sinop. Na ocasião, policiais federais explicaram que as classes podem ser destacadas como promoções dos agentes federais e, existem quatro classes: 3ª, 2ª, 1ª e a especial. Há cada cinco anos, caso o policial federal não receba punições, eleva sua classe e, consequentemente, há alterações nos salários.
Durante o concurso de 2004, o edital previa o egresso dos aprovados diretamente na segunda classe, já que a terceira foi criada após a realização do referido concurso, no entanto, na posse, os aprovados foram enquadrados na terceira classe.