PUBLICIDADE

Vera também inicia programa de reciclagem de óleo

PUBLICIDADE

A Escola Municipal Aloizio Jacob Webler, de Vera (80 km de Sinop), está desenvolvendo um trabalho com cerca de 150 alunos na coleta de óleo de cozinha para ser reciclado. Em Lucas do Rio Verde, por exemplo, está virando biodiesel. Os estudantes da escola verense estão conhecendo o projeto que explica os problemas ambientais do mundo moderno. Uma das palestras educativas foi feita pelo engenheiro sanitarista Eliel Ferreira apontando que os próprios adultos e jovens poderão tornar-se futuros empreendedores e captar recursos financeiros para a sua própria subsistência.

A coordenadora do projeto Adriana Araujo Santos, ressaltou que a primeira ação foi recolher óleo de cozinha usado em vários bairros, que está sendo depositado em um reservatório na própria escola. "É importante uma maior participação da população na coleta e entrega desse óleo para sua devida reciclagem, contribuindo dessa forma a minimizar os impactos ambientais", destaca. "O óleo de cozinha está presente na grande maioria dos lares brasileiros, lanchonetes, restaurantes. É utilizado para fritar e temperar alimentos, porém seu destino final sempre é o mesmo: o ralo da pia, o vaso sanitário, o lixo comum, ou diretamente jogado no solo", orienta.

O descarte de forma incorreta desse resíduo provoca uma série de danos, como o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, poluição dos rios, solo, entre outros. Existem relatos de que um litro de óleo de cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água. Mas, o importante é saber que no dia a dia todos podem contribuir para diminuir o impacto desse óleo no meio ambiente, além de melhorar a qualidade de vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE