O vazio sanitário, período proibitivo do cultivo da soja de forma irrigada termina hoje em Mato Grosso. Historicamente o município de Lucas do Rio Verde é o primeiro a iniciar o plantio e este ano não deve ser diferente. Na avaliação da secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, o plantio só não começou ainda em função do vazio sanitário. “Nas propriedades rurais, o que acontece é que os produtores já estão com os maquinários prontos para o plantio e só não iniciaram em respeito ao vazio. A partir dele o cultivo deverá iniciar a todo o vapor” previu Copetti.
Copetti disse ainda que em um levantamento feito no município, após o inicio das chuvas a secretaria verificou que os prejuízos foram pequenos. “Apenas o milho que estava a céu aberto teve uma pequena perda, mas nada que pudesse preocupar” concluiu.
Lucas do Rio Verde colheu na safra 2008/09 cerca de 815 mil toneladas de soja, com média de 56 sacas por hectare, ou 3.360 quilos por hectare. A área plantada foi de 242 mil hectares.