O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Cáceres, ofereceu, denúncia contra 30 pessoas acusadas de tráfico de drogas, indiciadas na Operação Volver. O grupo responderá pelos crimes de formação de quadrilha e associação ao tráfico. Até agora já foram oferecidas três denúncias pelo MP, totalizando 36 pessoas envolvidas na Operação, deflagrada pela Polícia Federal.
De acordo com o MP, os acusados exerciam papéis definidos na quadrilha e contribuíam ativamente para a disseminação do tráfico de drogas, que destinava-se a outros Estados do país, especialmente o Espírito Santo. O vínculo permanente entre os acusados foi comprovado por meio de várias interceptações telefônicas devidamente autorizadas pela Justiça, em 2008. A organização criminosa movimentava contas correntes e se utilizava de “mulas”, que eram as pessoas encarregadas de efetuar o transporte da droga.
Os denunciados são os seguintes: Everton Candido Gomes da Silva, Cleiber Silva Alves, Evaldo Geraldo Santana, Kattleen Káritas Oliveria Barbosa, Celina Maria da Silva Bezeraa, Sirlene Luiza de Oliveira, Sílvio Amadeu, Elia Vaz de Almeida Amadeu, Franthesco Mathias, Thiago de Araújo Moreira, Cláudia Valéria Ribeiro, Adriano dos Santos Nunes, Valdenice Artiaga, Arnaldo Pereira de Castro, Odiney Aparecido dos Santos, Máximo Augusto da Silva, Marcus Santos Curvo de Lima, Dejanir de Oliveira Campos, Otaniel Ferreira da Silva, Jeferson Martins Bento, Adomício de Lima França, Cayo Castro Revollo, Fábio Abílio Rigo, Fábio da Costa Silva, Ademir de Almeida Amadeu, José Teotônio de Almeida, Vanildo Geraldo da Silva, Willian Zanoli, Vagner Bispo Filho e Rosenildo de Souza Benevides.
Em relação a advogada Kattleen Káritas Oliveria Barbosa, o MP solicita que sejam remetidas as transcrições das escutas telefônicas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para conhecimento e providências. A advogada é acusada de utilizar da atividade profissional para auxiliar a quadrilha. A Promotoria de Justiça também determinou que escutas telefônicas sejam encaminhadas à Comarca de Guarapari (ES), por mencionarem a provável ligação com o homicídio de Fábio Bispo de Almeida, ocorrido na cidade no dia 26 de fevereiro de 2009.
No dia 13 de agosto, o Ministério Público protocolou a primeira denúncia relacionada à Operação Volver. Na ocasião, foram denunciados a advogada Lucy Rosa da Silva e Otoniel da Silva Pimentel. Os dois são acusados pela prática de crime de corrupção ativa. A advogada deverá responder também pelo crime de tráfico de influência.
Em seguida, foram denunciados o policial Militar Paulo César França, Adomício de Lima França, Darly Pontes Estevo, Pablo Maciel de Souza dos Anjos, Éverton Cândido Gomes da Silva e Kilderney de Oliveira Goes. A denúncia foi oferecida no dia 18 de agosto. O grupo responderá pelos crimes de formação de quadrilha e associação para o tráfico.