PUBLICIDADE

Juara prepara programa ambiental e recebe mutirão Arco Verde

PUBLICIDADE

As equipes dos governos Federal e Estadual já estão em Juara (300 km de Sinop), 13º município a receber a caravana do Mutirão Arco Verde Terra Legal. A equipe responsável pela montagem está trabalhando desde o começo da semana. O evento será realizado no Salão Paroquial João Paulo II, sexta-feira e sábado, das 8 às 18 h.

A 12ª etapa do Mutirão Arco Verde, que aconteceu nos últimos dias 4 e 5, registrou 6.589 atendimentos a moradores dos municípios de Porto dos Gaúchos e São Félix do Xingu (PA). Nos 28 municípios do Pará, Mato Grosso, Rondônia e Maranhão que já receberam a caravana do Mutirão Arco Verde Terra Legal foram prestados 132,7 mil atendimentos de cidadania desde a implementação do programa, em 19 de junho deste ano.

Em Porto dos Gaúchos, área consolidada de assentamentos, foram registrados 4.088 atendimentos de cidadania para uma população de 6,3 mil habitantes, cuja fonte de renda provém, basicamente, da agricultura e da madeira. Até o momento 36 mil pessoas já foram atendidas no Estado de Mato Grosso.

O prefeito Alcir Paulino disse que o grande gargalo do município é a questão ambiental. Ele informou que já está sendo elaborado, o projeto “Juara Legal”. “Nosso objetivo é georreferenciar cerca de 2 mil propriedades. Estamos aguardando a homologação do MT Legal, e assim, iremos em bloco, mas sem esbarrar na lei”, disse Paulino. De acordo com ele, “até o começo de 2010, o projeto Juara Legal deve estar pronto”.

O prefeito disse ainda, que a maioria dos produtores tem alguma irregularidade ambiental e “que eles ficam com receio de buscar a legalidade e serem multados”. Paulino ressaltou ainda, que está otimista com a chegada das ações do Mutirão Arco Verde Terra Legal a Juara. “Não tenho noção de todas as ações que nos serão ofertadas, mas queremos ferramentas que nos ajudem a consolidar nosso crescimento. Não queremos criar expectativas e depois ficarmos a ver navios”.

O delegado Federal do Desenvolvimento Agrário Ministério do Desenvolvimento Agrário no Mato Grosso, Dieter Metzner, participou da reunião e disse que os compromissos assumidos pelos governos Federal e Estadual são executáveis e possíveis. “Estamos falando em parcerias, em projetos e alternativas para juntos encontrarmos a saída para os grandes problemas enfrentados pelos habitantes dessa região. São compromissos concretos e não compromissos políticos”, assegurou Dieter.

O secretário Municipal de Agricultura, Marcos Pianovski, falou da importância das ações de cidadania que o Mutirão vem realizando. Segundo ele, muitas pessoas precisam de documentos para ter acesso a créditos, para realizar operações bancárias, fazer concursos, além do direito à indentidade e cidadania.

Pianovski disse que durante a abertura do Mutirão Arco Verde Terra Legal na sexta-feira (11.09), está prevista uma apresentação dos índios Kayabis, feiras e diversas atrações culturais.

Na quinta-feira (10.09), às 14 h, está marcada a reunião institucional entre os entes federados. O encontro será realizado na Câmara Municipal de Juara e na reunião o município irá apresentar um diagnóstico e as demandas prioritárias na busca por um novo modelo de produção.

A ação do Governo Federal envolve 13 ministérios, autarquias, empresas e bancos públicos. Coordenado pela Casa Civil e pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), o mutirão é desenvolvido em parceria com estados e municípios. Conta, ainda, com a participação dos seguintes ministérios e órgãos vinculados: Agricultura (Embrapa, Conab e Ceplac), Previdência Social (INSS), Cidades, Cultura, Defesa, Educação, Trabalho e Emprego, Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, Secretaria Especial de Diretos Humanos, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, BNDES e Sebrae. Também apóiam o Mutirão Arco Verde Terra Legal, prefeituras e governos dos estados de Mato Grosso, Pará, Maranhão, Roraima, Rondônia e Amazonas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ciclista é atropelada e encaminhada ao hospital em Sinop

Uma ciclista foi atropelada, esta noite, no cruzamento entre...

IFMT aumenta vagas remanescentes em cursos de bacharelado em Lucas, Sorriso e mais cidades

Estão abertas as inscrições para as 258 vagas remanescentes...

Tribunal anula lei que concedia aposentadoria especial a professores em Mato Grosso

O TJMT declarou inconstitucional uma lei complementar que concedia...

Bombeiros capturam cobra jiboia em distrito industrial em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros foi acionado esta manhã para...
PUBLICIDADE