O programa de preservação ambiental “de olho no óleo”, iniciado em março, em Lucas, começa a apresentar os primeiros resultados. 18 mil litros de óleo de cozinha que iriam ser descartados no solo foram recolhidos e serão usados na produção de biodiesel, em uma fábrica em Lucas. Os organizadores estão buscando conscientizar ainda mais a população para a destinação correta do óleo para reduzir os impactos ambientais. Os voluntários das empresas parceiras começam, neste sábado, visitas em todas as residências do município para detalhar o projeto. O mutirão inicia pelos Bairros Pioneiro, Menino Deus e centro.
Encabeçado pela Fiagril, com apoio da cooperativa Sicredi Ouro Verde Mato Grosso, SAAE (Serviço de Água e Esgoto) e Adesemn (Agencia de Desenvolvimento Sócio Econômico) o “olho no óleo” está recompensando quem colaborar para evitar a degradação ambiental. Cada dois litros de óleo usado vale um cupom e três cupons dão direito a um litro de óleo novo. Para entregar o óleo de cozinha basta ligar para 3549-7700, no SAAE e solicitar o recolhimento. É feito cadastro e enviar um funcionário vai coletar o óleo e entregar os cupons.
Os que estão colaborando vão concorrer a 55 contas-poupança no valor de R$ 100 cada uma que serão sorteadas no dia 12 de dezembro. A troca de dois litros de óleo por um cupom somente se aplica aos usuários domésticos.
Bares, lanchonetes, restaurantes comerciais e empresariais que aderirem ao projeto receberão o certificado “estabelecimento amigo do meio ambiente” e um Kit limpeza a casa 50 litros armazenados.
Os organizadores pretendem expandir o programa para mais municípios na região.