As varas trabalhistas de Mato Grosso solucionaram, desde janeiro, 14.117 processos trabalhistas que estavam trâmitando entre as nove comarcas da capital e as demais no Estado. Os números são do Tribunal Regional do Trabalho e correspondem ao primeiro semestre do ano. Contando com processos anteriores, no Estado, atualmente, há 45.296 ações aguardando serem ajuizadas.
Na comarca de Sinop, o setor de estatística do TRT aponta que foram solucionados 1.093 processos nos seis meses. Desde janeiro, a vara recebeu 1.507 processos movidos por trabalhadores contra as empresas onde trabalharam. Ao todo, são 3.397 ações deste e anos anteriores aguardando solução.
Sorriso já teve 581 ações finalizadas desde janeiro. No ano, 917 processos foram encaminhados para a vara trabalhista e, ao todo, são pouco mais de 1,9 mil ações entre deste e anos anteriores que, a exemplo de Sinop, aguardam serem ajuizados.
Já em Tangará da Serra, 2.125 processos foram ajuizados. Em seis meses, foram 972 finalizados, no entanto, contando com outros processos pendentes, pouco mais de 2,6 mil aguardam solução.
Só Notícias apurou que as duas comarcas de Rondonópolis têm cerca de 2 mil processos – entre este e anos anteriores – aguardando solução em cada uma. Somente neste ano, a primeira vara recebeu 968 ações e solucionou 492. Já na segunda, foram 1.010 recebidas e 454 solucionadas.
No relatório há ainda estatísticas das varas de Cáceres, Colíder, Alta Floresta, Diamantino, Jaciara, Juína, Mirassol d”Oeste, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Água Boa e Barra do Garças.