Representantes do Consórcio Ambiental de Desenvolvimento Regional Alto Teles Pires têm pleiteado junto ao governo do Estado a aquisição de um novo conjunto de máquinas da patrulha mecanizada para aumentar o cronograma de atendimento das cidades que compõem o Cidesa. Em fevereiro o prefeito Chicão Bedin (PMDB), atual presidente, oficializou o governo sobre a necessidade das novas aquisições. Em Mato Grosso há consórcios, por exemplo, que contam com mais de um conjunto de máquinas.
O pedido leva em conta principalmente evitar atrasos no crumprimento do cronograma de trabalho estabelecido junto às cidades. Isto porque com uma segunda frota haveria condições de consertar estradas em mais de um município de forma simultânea. A atual patrulha mecanizada que atende o consórcio está em Lucas do Rio Verde, na estrada Baiana, que liga a cidade a Tapurah.
Posteriormente, as máquinas (retroescavadeira, duas motoniveladoras, cinco caminhões caçamba, e um caminhão melosa) devem seguir para Feliz Natal. Neste ano, até o início de julho, aproximadamente 600 quilômetros de rodovias não pavimentadas já tinham sido contempladas com obras de recuperação pela patrulha.
No entanto, conforme o Cidesa, entre as cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul há 1.730 mil quilômetros de rodovias sem asfalto.
A intenção das obras é garantir com os reparos a boa trafegabilidade nos diferentes pontos da região Norte, garantindo o bom escoamento da produção agrícola.