PUBLICIDADE

Mato Grosso responde por 84% da degradação da floresta

PUBLICIDADE

Mato Grosso foi responsável por 84% da degradação da floresta ocorrida no mês de junho na Amazônia Legal. No estado, a área que sofreu exploração madeireira ou por fogo foi de 558 km2, enquanto o total na região foi de 661 km2. O estado do Pará participou com 14% e Rondônia e o Acre com o restante. Os números apontam um acréscimo de 207% em relação ao mês de maio, que chegou a 215 km2. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a partir de monitoramento do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).

Em junho, o boletim aponta que houve uma redução de 75% na área desmatada na Amazônia Legal. Foram 150 km2, enquanto no mês anterior a devastação somou 612 km2. O Pará foi responsável por 81% do desmatamento do período. Mato Grosso e Rondônia respondem por 7% cada um, Amazonas com 3% e Tocantins e Acre com 1%. Mesmo assim, o Ministério do Meio Ambiente alerta que a área monitorada pelo SAD foi de 58%, uma vez que a existência de nuvens não permitiu que mais da metade do Pará e do Amazonas e quase o total de Roraima pudessem ser observadas.

O desmatamento acumulado dos últimos 11 meses, totalizou 1.234km2, uma redução de 74%, em relação ao ocorrido no mesmo período anterior, 4.755 km2. A queda mais expressiva foi em Mato Grosso, que teve a área reduzida em 82%, seguido por Rondônia com 80% e Pará com 70%. Já o Acre teve um acréscimo de 3%. O SAD também aponta que o desmatamento acumulado nos 36 municípios entre agosto do ano passado e junho de 2009 foi 677km2, uma queda de 76% em relação ao período anterior, que atingiu 2.834 km2. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) não comentou os dados.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE