Agentes da Força Nacional de Segurança Pública continuarão em Mato Grosso dando suporte à Polícia Federal em operações distintas e atuando no combate às ações ilegais na região Amazônica. Por determinação do presidente Lula, o Ministério da Justiça prorrogou – novamente – a permanência da instituição no Estado, desta vez até 20 de outubro. Esta é a terceira vez que a União altera o cronograma de estadia dos policiais.
Só Notícias apurou que além de Mato Grosso a Força Nacional teve a permanência estendida também para Rondônia, Pará e Roraima. As portarias que informam sobre a alteração no cronograma foram assinadas pelo Ministro da Justiça Tarso Genro. Em maio o Governo Federal havia publicado os documentos informando da permanência da tropa até julho. Anteriormente havia determinado que a Força continuasse exercendo suas atividades até 22 abril mas decidiu ampliar o prazo.
A Força Nacional foi criada em 2004, pelo Ministério da Justiça, para atender às necessidades emergenciais dos Estados. É formada por policiais e bombeiros de diferentes Estados da federação, treinados em Brasília. Após atuação, se reintegram às suas respectivas funções nos locais de origem, onde também repassam os conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas corporações.