Noventa pontos em 12 rodovias estaduais de Mato Grosso receberão radares e lombadas eletrônicas ainda no segundo semestre de 2009. Os locais, considerados críticos, foram definidos a partir de mapeamento da ocorrência de acidentes, alto fluxo de veículos e necessidade de velocidade controlada. O edital para instalação dos equipamentos será lançado nos próximos 30 dias pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas o início da fiscalização eletrônica vai depender do andamento do processo licitatório.
A fiscalização por radares será instalada em diferentes pontos das MTs 010, 040, 060, 100, 130, 170, 175, 251, 270, 344, 358 e 483. Para algumas delas, como por exemplo a MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, uma das rodovias que apresentam o índice mais elevado de acidentes com vítimas fatais, o projeto do Detran prevê mais de um local onde a redução da velocidade será obrigatória, sob pena da aplicação de multa ao motorista infrator.
Entre os trechos que receberão radares está a via que liga a capital a Santo Antônio de Leverger; de Alto Araguaia a Alto Taquari; Primavera do Leste a Rondonópolis; Campo Novo dos Parecis a Tangará da Serra; Araputanga a São José dos Quatro Marcos; Barra do Bugres a Tangará da Serra; Poxoréu a Rondonópolis. Os pontos de instalação deverão ser devidamente identificados, obedecendo o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro.
Atualmente, não é feito nenhum tipo de fiscalização eletrônica nas estradas estaduais. A Polícia Militar também não tem estatísticas precisas da quantidade de acidentes ocorridos nas MTs, apenas dados gerais sobre ocorrências nas zonas rural e urbana.
O investimento inicial da instalação dos equipamentos, conforme o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, será de R$ 1,060 milhão. O número de radares e lombadas poderá aumentar no decorrer do tempo, a partir da solicitação dos municípios em reduzir a quantidade de acidentes.