PUBLICIDADE

Nortão: Justiça concede adoção de crianças à casal homossexual

PUBLICIDADE

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotoria de Justiça de Juara, propôs uma ação inédita em Mato Grosso: a adoção de duas crianças por um casal homossexual. Neste mês, o juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Juara, Douglas Bernardes Romão, acatou a ação do MPE e publicou a sentença em favor de Júlio Cesar de Castilhos e Paulo Edson Ciliato, que mantém relação homoafetiva há mais de 5 anos, para a adoção das crianças.

De acordo com o promotor de Justiça Augusto Cezar Fuzaro, os pretendentes à adoção foram à promotoria depois de conhecerem a situação dos irmãos R.F.M e A.F.M , de 7 e 8 anos, respectivamente. “As crianças estavam abrigadas na Casa de Passagem do município, porque se encontravam em situação de risco. A convivência parcial e provisória entre eles despertou o carinho e afeto inerente às relações familiares e lhes deu a certeza da intenção de adoção”, explicou o promotor de Justiça.

Diante da solicitação, o MPE instaurou procedimento administrativo para constatar a possibilidade da adoção pelo casal. “Após a juntada dos documentos pessoais, foi realizado estudo social com a psicóloga forense e entrevistas com diversas pessoas ligadas aos pretendentes, com o objetivo de conhecer o histórico de afetividade, estabilidade e notoriedade da relação familiar para o julgamento do pedido”, ressaltou.

Segundo o promotor, a decisão de permitir a adoção foi compartilhada pelos representantes do MPE, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública que atuam em Juara. “Todos os operadores do direito apresentaram a mesma posição jurídica pela adoção, interpretando o Código Civil e o Estatuto da Criança e do Adolescente conforme a Constituição e baseados na prioridade absoluta e proteção integral”, esclareceu ele.

O MPE destaca que além da adoção homoafetiva, a ação resultou na resolução de vários aspectos jurídicos como o consentimento da genitora, o estudo social sui generis, a exclusão na certidão de nascimento dos termos avós maternos e mãe e o fato de os adotados adquirirem dois pais sócio-afetivos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai no Nortão, pega fogo e piloto morre

Uma aeronave de pequeno porte agrícola caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE