A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos começa a colocar em prática, hoje, o projeto “Sorriso cidade limpa”, que tem como objetivo a retirada de lixos como galhos, entulhos, móveis e outros que são produzidos nas propriedades sorrisenses. De acordo com o secretário Elídio Farina, o projeto é uma organização do trabalho que já estava sendo realizado, desde o início do ano, visando o combate a dengue.
“A cidade foi dividida em oito setores. Os lixos dos setores com numerações ímpares serão recolhidos nos meses ímpares e, os pares, nos meses pares”, explicou ao Só Notícias. Segundo Elídio, a setorização prevê os dias em que a equipe da secretaria recolherá os lixos, o que anteriormente acontecia aleatóriamente. “Muitas vezes o morador tinha os lixos no quintal e não sabia quando seria o recolhimento”, acrescentou.
O calendário prevê que nos meses impares, como agora em julho, por exemplo, o recolhimento ocorre entre os dias 1 a 7 para o setor um; 8 a 14 para o setor três; 15 a 21 para o setor cinco e, entre os dias 22 a 28 no setor sete. Para os meses pares, como em agosto, o recolhimento será entre os dias 1 a 7 para o setor dois; de 8 a 14 no setor quatro; 15 a 21 no setor seis e, no dia 22 a 28 no setor oito. O calendário informando a passagem da equipe em cada bairro que compõe o setor será entregue pela empresa Águas de Sorriso e, pelos presidentes de bairros, que terão reunião com a equipe do Executivo na quinta-feira. O projeto, por ser experiência, poderá ter mudanças nas datas.
Junto com o calendário, haverá recomendações do que será recolhido, o modo que o lixo deve ser embalado e outras informações. Todo o lixo recolhido será destinado a um depósito de entulho, afastado do município, onde deverá ser separado e, uma parte, será queimada. O secretário lembra ainda que a queima dos lixos ocorrerá em períodos determinados.
O lançamento oficial da campanha será ser em agosto.