Estão definidas as palestras técnicas sobre agronegócio, economia e política que serão proferidas durante a Exposição Agrícola, Industrial e Comercial de Lucas do Rio Verde. Um dos temas que será debatido e a certificação na produção agrícola e pecuária, instrumento que ajuda afastar riscos da safra agrícola e carne produzidos em Mato Grosso perderem mercado no exterior e nos estados brasileiros. A certificação atesta que os produtos sairam de áreas onde não houve desmates irregulares e outras questões que possam impedir sua aquisição.
Programação oficial das palestras. Sexta-feira (31)
15h – palestra com o professor Carlos Abicalil – tema direcionado a educação.
sábado (1°)
15h30 – palestra com o procurador da República Pedro Taques
17h – palestra com Fernando Mietto, com o tema “A utilização da certificação Globalgap na produção agrícola e pecuária”
segunda-feira (3)
15h30 – palestra sobre mercado futuro, com palestrantes da BM&FBOVESPA
17h – palestra Hugo Hays, com o tema “Sustentabilidade na agricultura: como usar programas de certificação para acessar os mercados mais exigentes”
terça-feira (4)
13h30 às 17h30 – palestras sobre mercado e sanidade, a cargo da ABRAVES e ACRISMAT
Inicialmente, estava prevista palestra com o senador Gilberto Goellner, sobre “hidrovia e transportes alternativos”. No entanto, não foi confirmada na programação.
A Expolucas começa no próximo dia 31, com show da cantora Claudia Leitte e segue até o dia 5 de agosto, quando é comemorado o aniversário de fundação do município. Shows artísticos, sorteio de prêmios também fazem parte da programação.