PUBLICIDADE

Policiais Federais podem fazer novas paralisações

PUBLICIDADE

Novas paralisações nacionais dos agentes da Polícia Federal poderão ser feitas caso não haja respostas as cobranças reivindicadas durante a paralisação feita nesta terça-feira em todo o país. É o que apontam representantes da categoria que pede melhorias como o reenquadramento da terceira para a segunda classe dos policiais federais e pela celeridade na tramitação da Lei Orgânica da Polícia Federal (que dispõe sobre normas gerais para sua organização e funcionamento).

A paralisação teve duração de uma hora com adesão de agentes, escrivães, papiloscopista e delegados. O escrivão Giovane Guerra de Almeida explicou que a manifestação busca esse reenquadramento já que no período do concurso o edital não previa a terceira classe – criada pela União em 2004 – sendo que os aprovados entrariam na segunda classe, no entanto, na hora da posse, foram encaixados na classe criada.

As classes podem ser destacadas como promoções dos agentes federais e, existem quatro classes: 3ª, 2ª, 1ª e a especial. Cada cinco anos, caso o policial federal não receba punições, eleva sua classe e, consequentemente, há alterações nos salários. O manifesto busca para estes que tomaram posse como terceira classe que sejam designados para a segunda.

Hoje existem agentes em classes distintas, no entanto, fazendo as mesmas atividades, havendo assim, a diferença do recebimento do salário. A Lei Orgânica da Polícia Federal é a que deve instituir as atividades de cada classe, e é um dos reivindicações feitas, buscando a maior rapidez no processo de elaboração e apresentação.

Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, cerca de 40% do efetivo da PF é de delegados, agentes e peritos que se encontraram na terceira classe, sendo quase 4 mil servidores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE