A Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta começa a desenvolver as atividades de recuperação de nascentes no município. Neste domingo, será ministrado na comunidade Guadalupe o terceiro módulo do curso de recuperação, para 16 agricultores da comunidade. O tema trabalhado será a coleta de sementes.
O objetivo da secretaria é recuperar cerca de 4 mil nascentes no município. De acordo com assessoria, a atividade será desenvolvida da seguinte maneira: os agricultores participantes isolam essas nascentes para que na época das chuvas, entre outubro e novembro, comece a ser feito o plantio, também orientado pela equipe da Secretaria. A utilização de sementes é a maneira economicamente viável já que, segundo a secretaria, por meio do plantio de mudas o valor gasto é superior. Conforme Só Notícias, inicialmente a estimativa é que R$ 3 milhões fossem aplicados na compra de muda de árvores, assistência técnica, criação do banco de sementes, entre outros tópicos.
A próxima comunidade a receber o curso será a Água Limpa. Os agricultores interessados em receber a orientação deverão fazer o cadastramento na secretaria.