PUBLICIDADE

Sema começa definir estratégias para combater queimadas no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) fará dias 26 e 27, no auditório do Senar, na capital, o 1º Encontro Interestadual para Enfrentamento da Seca – CR-SPV, com ênfase em queimadas e recursos hídricos. Além de Mato Grosso, estarão participando representantes dos Estados do Acre e Rondônia. Esta é a primeira vez que o encontro é realizado no Estado. O coordenador de Gestão do Fogo, tenente coronel BM Alessandro Borges Ferreira, explicou que o Pré-Seca 2009 tem como objetivo promover o encontro entre os diversos setores e atores responsáveis pelas ações de licenciamento, monitoramento, controle, prevenção, pesquisa e fiscalização dos Estados participantes, a fim de traçar estratégias eficientes para o enfrentamento do período de seca, com enfoque em queimadas e recursos hídricos.

“Esse evento vem sendo realizado desde 2006 com o nome de Pré-Vazante, tendo como enfoque o gerenciamento dos impactos da estiagem sobre os recursos hídricos nos Estados do Mato Grosso, Acre e Rondônia”, explicou o coordenador. A partir de 2008, a temática das queimadas foi incorporada ao encontro que passou a ser chamado de Pré-Seca. O encontro é itinerante – a cada edição é realizado em um dos três Estados. “Isso permite que os participantes conheçam a realidade e as demandas de cada um”.

O Pré-Seca 2009 tem como público alvo todos os profissionais envolvidos nas ações de licenciamento, monitoramento, controle, prevenção, pesquisa e fiscalização dos estados participantes, incluindo os órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente, Secretarias Estaduais de Segurança Pública (Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretarias Estaduais de Planejamento e Saúde, Agência Nacional de Águas (ANA), IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da biodiversidade (ICMBio), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Universidades Públicas e Privadas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Defesa Civil estaduais.

Durante os dois dias do evento além de três minicursos, serão apresentados os mecanismos disponíveis na região para o enfrentamento do período de seca como o Sistema de Proteção da Amazônia (Simpam) e, o planejamento das ações preventivas e de combate aos incêndios florestais e queimadas, pelos três estados.

Segundo o coordenador de Gestão do Fogo, tenente coronel BM Alessandro, o Governo do Estado irá apresentar as estratégias já formatadas pelo Estado, visando reduzir ainda mais os focos de calor no estado.

Segundo a Gerência de Articulação e Monitoramento de Risco, vinculada a Coordenadoria de Resposta a Desastres e Reconstrução da Defesa Civil de Mato Grosso, números do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que no período de 1º de janeiro a 15 de maio deste ano, foram registrados em Mato Grosso, 1.371 focos de calor. O estado ocupa o quinto lugar no ranking nacional, após Mato Grosso do Sul (3.805 focos), São Paulo (2.987 focos), Bahia (2.241 focos) e Alagoas (1.440 focos).

Este ano, a meta do governo do Estado, a exemplo do que aconteceu no ano passado, é reduzir o número de focos de calor implementando campanhas educativas visando informar, educar e alertar a população sobre os perigos do uso do fogo de forma inadequada, em especial no período proibitivo; promover reuniões informativas com os municípios a fim de divulgar as ações de prevenção, fiscalização e orientações referentes às queimadas e incêndios florestais para que os municípios colaborem no monitoramento durante o período; implementar ações de prevenção e combate a incêndios nos parques urbanos de Cuiabá e nas Unidades de Conservação Estaduais e seu entorno e incentivar a formação de brigadistas nos municípios.

Essas ações e outras realizadas no ano passado foram responsáveis pela redução do número de focos de calor em Mato Grosso que atingiu a marca de 74,45% em relação ao ano de 2007; 57,46% em relação à 2006 e 76,27%, em relação à 2005.

No total foram registrados em 2008 no Estado 40.457 focos de calor. Em 2007 foram 158.321 focos; em 2006, 95.113; em 2005, 170.531; em 2004, 265.400 e em 2003, 84.609.

O Encontro Interestadual para Enfrentamento da Seca – CR-SVP, o Pré-Seca 2009 terá início às 8 horas, do dia 26.05, com entrega de materiais e abertura oficial. Logo depois será apresentado o Simpam – Sistema de Proteção da Amazônia e o Relatório de Focos de Calor para os estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia.

Os minicursos acontecem no período da tarde e no dia 27 de maio. Serão oferecidos três minicursos, de Monitoramento de Qualidade do Ar; Gestão de Recursos Hídricos para o Agronegócio e Procedimentos Metodológicos e Nivelamento de Conhecimentos para realização de Palestras na Temática Incêndios Florestais.

As inscrições para participar do evento e dos mini-cursos já podem ser feitas por meio do site da Sema, www.sema.mt.gov.br ou através dos telefones (65) 3624 2416 ou (65) 3314 5827. As vagas são limitadas.

Confira a programação do 1º Encontro Interestadual para Enfrentamento da Seca -CR-SPV (Com ênfase em Queimadas e Recursos Hídricos) – Pré-Seca 2009-05-18

Dia 26

8 h – Recepção e Entrega de material
8:30h – Abertura
8:45 h – Apresentação do Sipam – Sistema de Proteção da Amazônia
9 h – Apresentação do Prognóstico Climático para a estação seca de 2009
9:15 h – Apresentação do Relatório de Focos de Calor para os Estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia

10 h – Intervalo

10:15 h – Apresentação das ações preventivas e preparativas para o enfrentamento aos incêndios florestais e queimadas urbanas pela CEDEC/AC
10:15 h – Mini curso 1 – Monitoramento da Qualidade do Ar – Universidade Estadual de Maringá (PR); Universidade Estadual de Campinas (SP); apoio MCT/CNPq
10:45 h – Apresentação das ações preventivas e prepartivas para o enfrentamento aos incêndios florestais e queimadas urbanas pela CEDEC/RO
11:15 h – Estratégias formadas pelo Estado de Mato Grosso com vistas a redução dos focos de calor – SUDEC/MT
11:45 h – Discussões e questionamentos

12 h – Intervalo para almoço

14 h – Mini curso 2 – Gestão de Recursos Hídricos para o Agronegócio – Secretaria de Estado do Meio Ambiente/MT
14 h – Mini curso 3 – Procedimentos Metodológicos e Nivelamento de Conhecimentos para Realização de Palestras na Temática Incêndios Florestais – Corpo de Bombeiros Militar/MT

18 h – Encerramento

Dia 27

8:30 h – Mini curso 2 – Gestão de Recursos Hídricos para o Agronegócio – Secretaria de Estado do Meio Ambiente/MT
8:30 h – Mini curso 3 – Procedimentos Metodológicos e Nivelamento de Conhecimentos para Realização de Palestras na Temática Incêndios Florestais – Corpo de Bombeiros Militar/MT

12 h – Intervalo para almoço

14 h – Encaminhamentos e detalhamento de Estratégias de Ação

18 h – Encerramento Pré-Seca

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE