Com objetivo de despertar nas crianças e adolescentes noções de civismo e contribuir para a formação de cidadãos íntegros, o Corpo de Bombeiros e a prefeitura fazem hoje a aula inaugural da 5ª edição do projeto Bombeiros do Futuro com 182 crianças e adolescentes, de 10 e 14 anos. De acordo com tenente Josiel, coordenador geral, “o projeto visa orientar crianças e jovens com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, consumo racional de energia elétrica, educação ambiental, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas”.
Para comandante dos bombeiros, major Paulo Correia, os projetos sociais são grandes exemplos de cidadania. “Uma de nossas metas é auxiliar as famílias dos adolescentes na formação do caráter destas pessoas”.
As aulas da 5ª turma do Bombeiros do Futuro serão realizadas todos os sábados, das 7:30 às 11:30, na sede do Corpo de Bombeiros.
O projeto iniciou em 2006 atendendo crianças e jovens de 11 e 16 anos. No mesmo ano, com o apoio Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), outros municípios também implantaram o projeto.
Hoje, seis municípios, com unidades do Corpo de Bombeiros, também desenvolvem o projeto, com mais de 2.200 crianças e adolescentes amparados com informações e noções importantes para sua formação cívica.