O CTG Porteira da Amazônia realiza, neste final de semana, em Nova Mutum a 19ª edição do seu Rodeio Crioulo. São aguardados participantes de toda 3ª Região Tradicionalista, somando mais de 100 peões inscritos nas competições. As atividades amanhã, às 8h, com provas da Taça Cidade. Na mesma os competidores inscrevem-se em duplas que irão avançando de acordo com o desempenho na hora de laçar o novilho.
A prova de laço tradicional, que acontece no decorrer de sábado e domingo, será nas categorias: laço em equipe (patrão, individual, dupla, veterano, pai e filho), laço piá, laço guri, laço prenda e vaca parada, que é para participantes com até 8 anos de idade. Entre todas os categorias disputadas, serão cerca de 4 mil reais em prêmios.
Na prova de laço solta-se o novilho no piquete (no caso do CTG local o mesmo tem 70m de comprimento) e o peão tem um distância de até 50m para tentar laçar o novilho.
Fazem parte da 3ª Região Tradicionalista os CTGs de Nova Mutum – CTG Porteira da Amazônia, Lucas do Rio Verde – Sentinela da Tradição, Sorriso – Recordando os Pagos, Tapurah – Careteando Saudades, Ipiranga do Norte – Herança Nativa, Sinop – Estância da Amizade.