PUBLICIDADE

Sinop: local para novo aterro sanitário esta pré-definido

PUBLICIDADE

Sinop deve ganhar um novo aterro sanitário a 23 Km da cidade que teve parecer favorável da SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente – e onde será depositado lixo recolhido nos bairros. A informação é do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues. A proposta é ser feito no local o tratamento dos resíduos tendo como base um projeto apresentando pelo secretário, no Rio Grande do Sul, recentemente. “Esse novo aterro requer uma construção de células [buracos grandes] que serão recobertas com manta impermeabilizante [espécie de lona]. É muito importante que esse lixo passe por um tratamento”, explicou.

A expectativa, com o novo aterro, é que as cooperativas de catadores sejam reativadas, desenvolvendo as atividades de reciclagem com os lixos secos (papéis, plásticos). “Assim, esse lixo que é retido, o lixo seco, já vai direto para o cooperativa, diminuindo em 40% a carga do lixão”, disse. Rodrigues ressalta que esta atividade pode gerar emprego a pelo menos 200 pessoas.

Com o atual lixão e, com uma área na estrada Adalgiza, será desenvolvido plano de recuperação de áreas degradadas. “É um plano que será desenvolvido entre Sema, Ibama e Ministério Público para regularmentar essas áreas em um processo muito simples. Era muito mais fácil ter feito certo do que errado”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE