Sinop deve ganhar um novo aterro sanitário a 23 Km da cidade que teve parecer favorável da SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente – e onde será depositado lixo recolhido nos bairros. A informação é do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues. A proposta é ser feito no local o tratamento dos resíduos tendo como base um projeto apresentando pelo secretário, no Rio Grande do Sul, recentemente. “Esse novo aterro requer uma construção de células [buracos grandes] que serão recobertas com manta impermeabilizante [espécie de lona]. É muito importante que esse lixo passe por um tratamento”, explicou.
A expectativa, com o novo aterro, é que as cooperativas de catadores sejam reativadas, desenvolvendo as atividades de reciclagem com os lixos secos (papéis, plásticos). “Assim, esse lixo que é retido, o lixo seco, já vai direto para o cooperativa, diminuindo em 40% a carga do lixão”, disse. Rodrigues ressalta que esta atividade pode gerar emprego a pelo menos 200 pessoas.
Com o atual lixão e, com uma área na estrada Adalgiza, será desenvolvido plano de recuperação de áreas degradadas. “É um plano que será desenvolvido entre Sema, Ibama e Ministério Público para regularmentar essas áreas em um processo muito simples. Era muito mais fácil ter feito certo do que errado”, concluiu.