O corregedor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, André Luiz Prieto, inicia, nesta semana, a série de visitas às comarcas do Nortão onde funcionam as Defensorias Públicas. Ele dá sequência a agenda de inspeções iniciadas em janeiro no Estado. Hoje o representante está em Sinop. O intuito é verificar, in loco, as condições nas diferentes unidades no Estado quanto ao atendimento ao público, prestação de serviços, andamentos de trabalhos.
As constatações do corregedor ajudarão na formulação de planos estratégicos que possam nortear a Defensoria Geral na adoção de estratégias para melhorar os pontos considerados necessários. Até o momento, Prieto já passou por dezessete comarcas, entre elas Rondonópolis, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Mirassol, Jaciara.
Em Sinop, onde atuam três advogados, entre as áreas cível e criminal, ele deve permanecer durante boa tarde do dia. André Prieto também estará em Nova Mutum, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Tapurah e Sorriso, em datas alternadas.
Em Mato Grosso, são 117 defensores trabalhando nas diferentes cidades. Por outro lado, conforme já apontado pelo órgão, o total mostra-se insuficiente quando levado em conta toda a demanda gerada.