PUBLICIDADE

Um município do Nortão entra na lista dos maiores desmatadores; 3 devem sair

PUBLICIDADE

Feliz Natal (130 km de Sinop) é o único município do Nortão inserido na ‘nova lista negra dos desmatadores’, anunciada, agora há pouco, pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A lista anterior estava com 36 cidades e agora tem 43. As cidades paraenses de Marabá, Pacajá, Itupiranga, Mucajaí e Taliândia foram inseridas, além de Mucajaí (RR) e Amarante do maranhão (MA). Em todos estes municípios, os desmatamentos aumentaram em relação ao ano passado, quando foi lançada a primeira portaria com restrições. Em todos também há assentamentos de sem-terras.

Os agricultores destas cidades ficam impedidos de conseguir novos financiamentos agrícolas até fazerem um novo georreferenciamento (mapeamento exato de todas as terras) e pedirem autorização para o Incra. Esses locais são responsáveis por mais de 50% do desmatamento da Amazônia, informa o G1. Nesses 43 municípios, também fica proibida a emissão de novas licenças ambientais e a liberação de novas áreas para plantio por parte do Incra e dos demais órgãos ambientais.Para serem excluídos da lista,
eles têm de ter concluído 80% do georreferenciamento do seu território e ter reduzido os índices de desmatamento.

O ministro do Meio Ambiente disse que 3 municípios do Nortão podem sair da lista negra: Alta Floresta, Porto dso Gaúchos e Nova Maringá. Mas ainda precisam concluir o georreferenciamento das propriedades rurais. Marcelândia, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo e outras cidades do Nortão ainda continuam na lista com restrições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE