A pesca nos rios da região Norte está liberada desde o último dia 28 de fevereiro, quando encerrou a piracema. Pescadores que antes estavam proibidos de exercerem suas atividades no período de reprodução dos peixes nas bacias hidrográficas, agora retornaram ao trabalho. Somente na região de Cáceres uma determinação da Justiça Federal prorrogou por mais trinta dias a piracema.
A justificativa da JF é que as chuvas foram escassas entre os meses de novembro e janeiro, prejudicando a reprodução das espécies. Por conta disso, o magistrado Raphael Cazelli de Almeida Carvalho pediu a prorrogação do período em que pesca fica proibida, com objetivo de garantir a manutenção do estoque pesqueiro.
Em Sinop, a coordenação regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente avaliou, nesta segunda-feira, como positivo os resultados alcançados porque não foram registradas apreensões expressivas de pescado. Apenas um peixe foi localizado num restaurante do município. A empresa acabou multada.
De acordo com o supervisor Edu Roberto do Amaral, durante as fiscalizações nos rios Teles Pires e Verde, alguns espinhéis e anzóis de galho foram localizados. “Isto para nós é extremamente positivo”, declarou, ao Só Notícias.
“Somente em Cáceres a prorrogação da piracema está valendo. Noutras, a pesca pode ser retomada”, salienta Edu. A Sema ainda divulgará o balanço geral da piracema no Estado nos meses de vigência.
Em 2007, foram apreendidos 8.503 quilos de pescado irregular em 15 municípios. As multas chegaram a R$128,4 mil, 33 inquéritos foram instaurados, 45 pessoas indiciadas, 19 presos em flagrante e, pela primeira vez, o indiciamento de um grupo por formação de quadrilha e corrupção de menores.