PUBLICIDADE

CGU capacita secretários de Alta Floresta e região

PUBLICIDADE

A Controladoria Geral da União (CGU) realiza até sexta-feira, cursos de capacitação aos secretários, vereadores e servidores dos poderes Executivo e Legilativo, que integram o pólo de Alta Floresta (17 municípios). A capacitação, que faz parte do programa de fortalecimento da gestão pública, começou hoje e está sendo realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Durante a semana, serão trabalhados temas nas áreas de contabilidade, folha de pagamento, previdência própria e licitação, financeira, obras e engenharia, convênios, consórcios públicos e controle interno. “Periodicamente precisamos de capacitação, e mesmo que a CGU ou o Tribunal de Contas não venha realizar cursos como este, as pessoas devem ler as novas normas, novas leis e novas regras, porque a administração pública é muito dinâmica, muda todos os dias e precisamos nos adequar porque somos constantemente fiscalizados”, disse a prefeita Maria Izaura.

Nesta manhã, o assunto discutido foi a jurisprudência do Tribunal de Contas nas áreas de regime próprio de previdência social e legislação de pessoal. Agora à tarde, duas palestras estão previstas, que trabalharão sobre o resultado da avaliação de políticas públicas nas áreas de educação e saúde, contas de governo e gestão pública, além de relatórios técnicos de auditoria do TCE-MT e prestação de contas.

Amanhã, a capacitação será voltada sobre o orçamento e contabilidade pública focados na lei n° 4320/64 e Lei de Responsabilidade Fiscal, exercícios sobre lançamentos contábeis e elaboração de balanço, pela manhã. Já à tarde, a partir das 13h, o analista de finanças e controle da CGU, Mauro Kosis, ministrará palestra sobre observância às regras da Administração Pública, principais irregularidades em licitações, contratos e convênios.

Até o último dia, deverão ser ministrados ainda palestras sobre convênios, alterações em portarias, Sistema de Convênios (Siconv), obras e engenharia mediante controles de repasse e programas com recursos do Orçamento Geral da União, focando seleção, análises, contratação, execução físco-financeira e problemas que motivam a instauração de tomada de contas especial na execução de contratos e repasse, e aspectos críticos na fiscalização de obras. A última palestra será ministrada pelo auditor do Estado, Alysson Sander de Souza, que falará sobre aspectos gerais do sistema de controle interno patrimonial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...

Politec identifica motorista que morreu carbonizado e 3 vítimas de homicídios em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica identificou, ontem, o...
PUBLICIDADE