Mais de 200 trabalhadores foram beneficiados com um acordo judicial homologado nesta quarta-feira na Vara do Trabalho de Tangará da Serra. A conciliação, realizada pelo juiz André Simionatto após reiteradas tentativas, põe fim a um processo iniciado há menos de um ano, mas que já era composto por mais de 11 mil páginas organizadas em mais de 50 volumes.
Trata-se de uma ação coletiva ajuizada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias e Alimentação (SINTIAAL), em nome de 217 trabalhadores demitidos pelo frigorífico Marfrig depois de uma greve ocorrida no início de 2008. A empresa demitiu por justa causa, uma vez que os empregados não retornaram aos postos de trabalho após o fim do movimento grevista.
O processo já havia sido instruído e estava apto para que fosse proferida sentença. Entretanto nesta quarta-feira os envolvidos fizeram o acordo que estabelece a reversão da justa causa dos trabalhadores e a liberação das guias para o saque dos depósitos do FGTS e para habilitação no Programa do Seguro-Desemprego.