O Ibama, Polícia Federal e Força Nacional lacraram ontem à tarde, 3 madeireiras no município de Juara, que estavam funcionando com documentação ilegal. A ação faz parte da Operação Arco de Fogo, iniciada ano passado, e que não tem data para ser concluída. Os valores das multas variam de acordo com as irregularidades. A fiscalização vai conferir, agora, o volume de toras que estão nos pátios com os projetos de manejo para constatar se foram extraídas legalmente.
As empresas foram lacradas porque não apresnetaram a licença ambiental de operação no ato da fiscalização, confirma o analista ambiental do Ibama Sinop, Gustavo Muller Podesta. “Isso não quer dizer que a empresa não tenha o documento. Só que não foi apresentado no ato da fiscalização. Se tiver o documento, a empresa pode voltar a funcionar”, informou. Cada empresa foi multada em R$ 45 mil. As empresas podem recorrer da decisão. Uma fonte de Só Notícias confirmou que não houve prisões.
Fiscais e policiais constataram em uma madeireira um caminhão descarregando toras e não havia guias florestais (GF – emitida pela Sema). No caminho para as áreas onde é feita extração foram encontrados 3 caminhões levando toras sem documentação e foram apreendidos.
Um helicóptero sobrevoou áreas onde havia extração mas os fiscais não conseguiram chegar, por terra, devido ao estado ruim da estrada. Não foi confirmado se a operação continua nos próximos dias.
(Atualizada às 16:14h)