PUBLICIDADE

Nortão: assentados vendem terras dadas pelo governo

PUBLICIDADE

Terras dadas pelo governo federal para assentados no município de Itanhangá (120 km de Sorriso) estão sendo vendidas. O negócio é proibido, ilegal mas é fácil de ser feito. A constatação foi feita pelo repórter Jonas Campos, da TV Centro América. Sem saber que estava sendo gravado, um assentado propôs intermediar a venda de 4 lotes, totalizando 1.200 hectares. Ele deu dicas de como fechar o negócio. “Tem o lote (sic) 832, 843 e 44 e faço contrato de compra e venda com você”, propôs. Em seguida, orientou que o nome de quem está comprando ilegalmente terras de assentamento não aparece. “Fica no nome das mesmas (pessoas) que estão”, referindo-se aos assentados beneficiados. Ele reconhece, na gravação, que é “proibido vender terra do Incra” e diz que fazendeiros compraram áreas de assentados e nos documentos constam nomes dos filhos ou de empregados. O valor do negócio oferecido, para compra dos 3 lotes, não foi informado.

Ao lado do assentamento, há muito plantio de soja. Testemunhas ouvidas na reportagem apontam que há pessoas que são donas de vários lotes, quando a lei prevê que cada família tenha apenas uma área. Uma testemunha citou, inclusive, que um vereador teria adquirido um lote, de “um grileiro”.

O procurador Mario Lucio Avelar disse que o caso será investigado pois configura crime de estelionato e invasões de terras públicas.”São fatos graves que depõem contra a reforma agrária”, disse.

O Incra disse que está analisando os processos do assentamento em Itanhangá e uma equipe vai ao local para constatar quem está ocupando os lotes para tomar providências.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE