A Secretaria de Estado do Meio Ambiente reiniciou nesta quarta-feira as operações de fiscalização de desmatamento e queimada no Estado. A primeira região atingida é a do Araguaia. No total serão vistoriados 89 pontos apontados pelo sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do ICV, além de outros pontos determinados pela unidade descentralizada da Sema na região, levantados no último trimestre do ano passado.
Durante os próximos 10 dias, técnicos da regional de Barra do Garças vão sobrevoar a região com o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O coordenador de Fiscalização Florestal e de Unidades de Conservação da Sema, Eduardo Rodrigues, explicou que esse trabalho é realizado todos os meses, por terra, pela equipe de fiscalização da Sema e, durante 10 dias, a cada mês, é utilizado o helicóptero, o que confere ao trabalho maior agilidade.
Neste momento o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar, João Rainho Junior, e o técnico da fiscalização, Fernando Luiz Mews, estão sobrevoando áreas do Parque Estadual Encontro das Águas, na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde foram registrados focos de incêndios.
Segundo as primeiras informações, foram 29 registros ontem e 34 este mês. “O fogo é subterrâneo provocado pela pouca preciptação de chuva no Pantanal, onde várias áreas ainda não apresentam alagamentos”, explicou o tenente-coronel.
O intuito é durante o sobrevôo checar possíveis locais de apoio que poderão ser utilizados pelos bombeiros no combate aos focos. De acordo com o coordenador da Sema deverá ser avaliada uma área de cerca de 100 quilômetros na região.
O Parque Estadual Encontro das Águas está localizado na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal de Mato Grosso. No total 108.900 hectares, entre as cidades de Porto Cercado e Barão de Melgaço, na região Sul do Estado.
A área é bacia coletora de vários rios importantes, como o Cuiabá, Pirigara, Cassange, Três Irmãos e Alegre, além, do Rio Piquiri. Os focos de incêndio estão localizados na região extremo Sul do município de Barão de Melgaço.