PUBLICIDADE

Sorriso: prioridade será regularização ambiental

PUBLICIDADE

O secretário Nadir Sucolotti começa a trabalhar hoje e já definiu sua principal prioridade: a regularização ambiental das centenas de fazendas que garantem a Sorriso o título de campeão nacional na produção de soja. Muitos fazendeiros acabaram desmatando além do limite, a legislação teve mudanças quanto ao tamanho das reservas legais e a regularização ambiental será a garantia para evitar, no exterior e mercado interno, restrições para a soja e outros produtos.

Sucolotti explicou, ao Só Notícias, que o primeiro passo será definir parceiros (ONGs, iniciativa privada e governo) para ser feito um amplo levantamento nas fazendas e identificar as que precisam ser reflorestadas, ter nascentes recuperadas bem como áreas de matas ciliares, por exemplo. “Temos que iniciar este trabalho imediatamente, ciente que estes dados estarão disponíveis em até dois anos para, só então, iniciar as ações práticas. É um levantamento minucioso, técnico e que embasará decisões fundamentais para o futuro do agronegócio em Sorriso, como a regularização das áreas de preservação permanente”, disse Sucolotti, que também é diretor da Aprosoja.

Ele defende que o projeto de ‘Lucas do Rio Verde Legal’, que está no 3º ano, no município vizinho, “serve de espelho para que possamos alcançar o mesmo resultado. Também precisamos considerar alguns pontos do zoneamento agroecológico do Estado analisar detalhadamente as propridades que, embasadas em lei, foram abertas até 80% de sua área total para plantio até 2002 e a quantidade de desmates feitas antes desta data para que todos os fazendeiros tenham um raio-x de sua real situação”, detalhou.

O novo secretário de Agricultura disse que é fundamental ser feita a regularização porque, a cada ano, a exigência passa ser maior. “Hoje, para obter financiamentos, por exemplo, já há exigências ambientais que nem todos produtores atendem. Por isso que devemos agir logo. Os municípios estão muitos ausentes. Eles são os mais interessados mas são poucos participando deste processo. Os consórcios formados para atingir este objetivo também são fundamentais”, defendeu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE