A partir do dia 3 de janeiro, o horário de expediente e de atendimento ao público na área administrativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) será realizado em novo horário: das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A mudança ocorrerá para evitar transtornos no trânsito, devido as obras que serão realizadas em Cuiabá para Copa de 2014.
De acordo com o plano de mobilidade de Cuiabá para a Copa de 2014, apresentado pela Agecopa, 23 grandes obras serão executadas simultaneamente em Cuiabá e Várzea Grande, o que resultará em engarrafamentos nas principais vias da capital mato-grossense. Para reduzir os transtornos no trânsito, principalmente nos horários de pico, e para facilitar o acesso da população à Superintendência, a PRF decidiu alterar o horário de expediente administrativo.
Além dos problemas causados pelas obras da Copa, a diferença de horário entre Cuiabá e Brasília, devido ao fuso horário, faz com que o tempo de comunicação entre os sistemas do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) seja reduzido, o que prejudica o trabalho dos servidores e, consequentemente, afeta o atendimento das pessoas que procuram a Superintendência. De acordo com o Inspetor Cícero Couto, chefe da Sessão Administrativa e Financeira da 2ª SRPRF/MT, com o horário de Mato Grosso atrasado uma hora em relação ao horário oficial de Brasília, os serviços que dependem de utilização dos sistemas da Administração Pública, as sessões dos pregões eletrônicos para aquisição de materiais e contratações de serviços ficam reduzidas a praticamente seis horas comerciais diárias.
Outros órgãos federais, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),a Polícia Federal, a Advocacia Geral da União (AGU), visando melhorar a qualidade do serviço prestado à população, já utilizam horários alternativos para desempenhar as funções administrativas.