Aliar preservação ecológica à economia mensal é o principal objetivo do Projeto Vale Luz, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Este ano 17.259 kg de resíduos sólidos foram coletados, transformados e reciclados, gerando um total de R$ 11.380,95 mil, que foram revertidos em descontos para conta de luz ou trocados por alimentos. A ação mostra que é possível preservar o meio ambiente e agregar valor econômico através de atitudes cotidianas.
O Vale Luz foi criado em 2006 e reformulado em março deste ano, onde passou a contar com 43 parceiros ao longo do ano para expansão da iniciativa. Hoje conta com cinco pontos de troca e um Posto de Separação e Coleta, localizado no bairro Pico do Amor.
O sistema de troca é feito de forma simples. As pessoas podem juntar em casa latinhas de alumínio, garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, xampu, iogurte e outros e levarem até um posto de troca, localizados nos Supermercados Modelo Aeroporto, Ponte Nova, Miguel Sutil, CPA 3 e Coxipó. No local é feita a pesagem do material e oferecido um ticket para desconto na fatura da conta de luz ou para a compra de alimentos na rede de Supermercados Modelo.
Os resíduos coletados são armazenados em big bags, recolhidos e levados ao Posto de Separação e Coleta, onde passam por triagem e são prensados. Após, são levados à empresa Bioterra, que transformará as embalagens em flocos e, por fim, vendidos a indústrias de transformação no Estado de São Paulo.
Diante do êxito do projeto, a Setecs firmou parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e levou a diversos alunos das escolas de Cuiabá palestras de sensibilização ambiental, que alertam os jovens e crianças para a importância da preservação da natureza.
As palestras são feitas através de apresentações sobre o projeto, com fotos e vídeos que contemplam a riqueza de Mato Grosso e uma interação dinâmica com os alunos. Além disso, a equipe do Vale Luz disponibilizou um dia para os alunos do Colégio Notre Dame de Lourdes conhecerem o Posto de Separação e Coleta, onde eles puderam aprenderam sobre o processo de destinação dos materiais e utilizaram o conhecimento adquirido nos trabalhos apresentados na Feira do Conhecimento, realizada pelo colégio.
Ao todo, cinco escolas foram visitadas, sendo três estaduais e duas particulares. A Universidade Cândido Rondon (Unirondon) também disponibilizou o ciclo de palestras para os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental.
O sucesso das palestras fez alguns condomínios residenciais se interessarem pelo projeto e aderirem à iniciativa. Atualmente, o projeto conta com 26 condomínios participantes.
"O projeto Vale Luz é uma iniciativa de responsabilidade social, desenvolvida por meio da preservação ambiental e da sustentabilidade econômica. Só este ano mais de 306 mil garrafas plásticas e 198 mil latas de alumínio deixaram de ser jogadas na natureza e foram recicladas, gerando renda e economia para os participantes do programa. O Governo do Estado tem tido cada vez mais apoio de empresas privadas, instiuições públicas e a sociedade em geral nesta iniciativa, simples, porém de extrema importância para o meio ambiente e as riquezas naturais de Mato Grosso", disse o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs-MT, Jean Estevan.