Os 68 veículos e a sucata de uma aeronave apreendida pelo narcotráfico que serão leiloados no dia 22 de dezembro poderão ser examinados, dias 13 e 14, das 12h às 18h, no pátio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Mato Grosso (Conen), bairro Paiaguás, atrás da sede do Detran, em Cuiabá. O leilão, previsto em lei, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com Conen, e tem o objetivo de arrecadar fundos para Fundo Nacional Antidrogas.
Segundo a coordenadora do Conen, Ana Elisa Limeira, o Estado tem convênio com a União para executar um levantamento dos bens apreendidos pelo narcotráfico e depois leiloar. “O convênio foi firmado em 2002 e é renovado a cada dois anos. O bem pode ser cautelado para os órgãos de repressão da polícia ou para os de prevenção, como o Conen”, explicou.
Conforme ela, 80% do valor arrecadado fica para o Estado para ser destinado a projetos sobre drogas. O montante vai para Polícia Federal e Secretaria Nacional Anti Drogas (Senad). Nos leilões anteriores, parte do dinheiro também foi destinado a compra de computadores e impressoras para as comunidades terapêuticas e Conselhos Municipais sobre Drogas.
Quando no pátio do Conen, a Polícia Federal realiza a perícia no veículo apreendido. O arrematante deve ir com o processo do carro ao Detran para realizar a transferência do documento. Os veículos leiloados são divididos por lote e cada lote tem um lance mínimo. Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas maiores de 18 anos.