Um grupo com 300 famílias integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) estão desde hoje de manhã bloqueando a BR-174, no km 76, que liga Mirassol D”Oeste a Pontes de Lacerda. De acordo com informações de um dos manifestantes, somente ambulâncias e veículos com pessoas doentes estão passando.
O MST informa que esta ocupação tem como base fundamental o assentamento de 2,5 mil famílias acampadas em todo o Estado e também as centenas de famílias que estão em áreas de pré-assentamento. Eles esperam, há mais de dois anos, a desocupação de terras destinadas a reforma agrária por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Outra reivindicação do grupo é uma audiência com o governador Silval Barbosa (PMDB), além da garantia de assegurar recursos para aquisição de infraestrutura básica dos assentamentos já existentes em Mato Grosso. Segundo o movimento, o recurso disponível para o órgão não chega suficiente ao Estado para que o grupo receba as melhorias por parte do União.
Ontem, conforme Só Notícias já informou, integrantes do MST iniciaram o acampamento em frente a sede do Incra, em Cuiabá. Um reunião com a diretoria executiva do órgão de Mato Grosso está marcado para acontecer hoje à tarde e deve definir se eles mantém ou não a mobilização tanto em Cuiabá quanto na BR-174 entre Mirassol D”Oeste a Pontes de Lacerda.