Encerrou ontem a semana nacional de conciliação, que ocorreu em várias comarcas do Estado. O Tribunal de Justiça aponta que Itaúba (100 km de Sinop) foi a comarca que registrou o maior número de acordos homologados. Em quatro dias, de segunda à quinta-feira, das 68 audiências realizadas, 58, cerca 83% terminaram conciliação.
Segundo informações da assessoria de imprensa, na terça-feira (30), das 17 tentativas de conciliação, houve êxito em 16. Já na quarta-feira (1º) das 23 audiências realizadas na comarca, todas resultaram em acordos. Os assuntos que dominaram as audiências foram direitos do consumidor, pedidos de aposentadoria e casos envolvendo direito de família, como pedidos de pensão alimentícia e investigação de paternidade.
A comarca de Itaúba é de primeira entrância, possui vara única e juizado especial cível e criminal. O juiz Flávio Maldonado de Barros é o responsável pela unidade judiciária, que conta com o apoio de dez servidores. Na avaliação da gestora-geral da comarca, Ednéia Aparecida Souza Andrade, além da boa vontade das partes houve habilidade da conciliadora que também contribuiu para o desfecho positivo.